O fato é que a automação residencial, internet das coisas e inteligências artificiais são áreas da tecnologia que chegaram para ficar e estão sempre evoluindo em uma velocidade muito grande e há muitas novidades e tendências interessantes que estão surgindo para 2023. Aqui estão algumas das principais novidades e tendências que você pode esperar ver na automação residencial para o ano de 2023
- Inteligência artificial (I.A) e Aprendizado de máquina (Machine Learning):
A inteligência artificial (I.A.) e o aprendizado de máquina (Machine Learning) estão se tornando cada vez mais comuns em sistemas de automação residencial, avanço do setor esta abrindo novos horizontes para a implementação desta tecnologia em várias outras áreas, sendo que uma das funções primarias desta tecnologia é aprender sobre o seu usuário e se adaptar a sua preferencia peculiar de uso.
A capacidade adaptativa das I.A.s permitem que os sistemas aprendam sobre o comportamento, rotina e hábitos do seu usuário e se adaptarem de uma forma mais personalizada e única para gerir sua rotina em casa ou de seus filhos, o que pode tornar a automação mais eficiente, conveniente, consciente e independente.
- Comando por controle de voz:
Os assistentes de voz, como o Amazon Alexa ou o Google Assistant, estão se tornando cada vez mais populares, além de eficientes e estão sendo integrados a cada vez mais dispositivos de automação residencial, deixando a gestão digital da sua casa ilimitada.
Isso permitirá que você controle sua casa por meio de comandos de voz, sem a necessidade de locomover entre cômodos, ou apertar interruptores para lâmpadas ou eletrodomésticos, tudo é gerido diretamente pela centrais de automação e comandados pela sua voz.
Toda a configuração é personalizada, não há necessidade de decorar protocolos ou comandos complexos, todos os comandos de voz são criados pelo usuário além de poder configurar para que obedeça somente a sua voz, o que pode ser muito conveniente para o seu controle quando há muitas pessoas no ambiente.
- Controle de toque (Touch Screen):
A evolução das telas Touch Screen e sistema de identificação de toque permitiu que dispositivos de automação residencial comecem a usar tecnologia de toque para permitir que os usuários controlem os dispositivos da casa tocando em uma superfície, como por exemplo os espelhos inteligentes, ou até mesmo a porta da sua geladeira.
Dispositivos que possuem um display permitem uma interação do usuário de modo mais fácil e intuitivo do que usar um controle remoto ou ter mais um aplicativo em seu celular para cada eletrônico na residência, entretanto com as centrais de gestão residencial, todo controle é feito diretamente em único aparelho, criando uma rede totalmente interligada.
- Internet das coisas (IoT):
Conexão e interação são as palavras para a tecnologia para o mundo e a Internet das Coisas (IoT) está se tornando cada vez mais comum em sistemas de automação residencial. Esta tecnologia gera a capacidade dos dispositivos inteligentes ou que estão conectados a uma central de automação se comuniquem uns com os outros e sejam controlados tudo por meio da internet.
A capacidade de interação e conexão entre diferentes dispositivos permite acesso de qualquer lugar do mundo desde que haja internet, Isso pode tornar a automação mais eficiente e conveniente em situações de invasão domiciliar, monitoramento de crianças que ficam com babas, incêndio, controle de eletrônicos e lâmpadas, entre outras utilidades.
- Sistemas de segurança inteligentes:
A segurança sempre foi um setor desde o primórdio da humanidade e sempre foi algo a se preocupar, zelar pelo o que é seu e este é um aspecto importante da automação residencial e está havendo um aumento na utilização de sistemas de segurança inteligentes.
A vantagem da segurança eletrônica trabalhando junto com a automação residencial permite uma ação reativa maior em casos de invasões, pois o usuário é informado da invasão de qualquer lugar a onde ele estiver devido o IoT, e os dispositivos como câmeras de vigilância, iluminação, trancas eletrônicas, sensores de movimento, sistemas de alarme, são controlados diretamente pelo seu smarthphone.
- Sistemas de automação de clima:
Os sistemas de automação de clima estão ficando cada vez mais populares e podem ajudar a controlar a temperatura, a umidade e a qualidade do ar em sua casa. Isso pode ser particularmente útil para pessoas com problemas de saúde, além de permitir um controle economico evitando esquecer ar condicionados ou climatizadores ligados consumindo energia elétrica desnecessária.
- Wi-fi (Rede Mash):
A rede de comunicação é fundamental para uma automação residencial funcionar, pois a comunicação que permite os dispositivos comunicarem entre si é principalmente a internet utilizando o Wi-fi e a rede comum de aparelhos Wi-fi não conseguem entregar a qualidade necessária de conectividade.
A rede mash vem como a solução de distribuição de internet por toda a casa, de modo a manter a qualidade do sinal por toda a área de cobertura, sem falhas na rede devido a sinal fraco.
Estas soluções que estão surgindo para 2023 certamente a CAC está ativa e masterizando cada um destes avanços tecnológicos de forma a entregar o melhor para o seus clientes. Se você ainda não automatizou a sua casa, agora já é possível pois nós da CAC projetamos a solução ideal para você.